Conheci a pouco tempo o restaurante La Masia Can Portell, em Barcelona, indicado por um amigo catalão, de onde tive esta experiência gastronômica.

A calçotada é uma típica comida Catalán, originária de Valls, situada próximo de Tarragona. Servida apenas de janeiro à março, durante o inverno europeu, muitas pessoas vão em busca deste delicioso prato.

Calçotades, nome do prato em Catalão, é apenas um tipo de cebola “Calçot” assada na brasa. Mas não pense que você vai comer apenas cebolas, pois o menu, como em quase todos os restaurantes, é composto de três pratos.

Primeiro prato: se inicia diretamente com as deliciosas cebolas assadas, servidas em uma telha de barro, acompanhadas de pão, tomate e molho. Este prato inicial se come com as mãos e para isso você utiliza luvas plásticas e um babador, isso mesmo, um babeiro.

Segundo prato: quando você já não aguenta mais de tanto comer, se dá conta que ainda tem a carne assada, como uma parilla.

Terceiro e último: a tradicional sobremesa “Crema catalana”, parecida com creme brulet.

Tudo isso sempre acompanhado de vinho, cava e agua. Esse menu atualmente custa aproximadamente 32 euros por pessoa. É sempre muito interessante conhecer hábitos locais! Não esqueça de fazer uma reserva, pois nessa época o restaurante está sempre cheio.

Buen provecho!

calcotada1_518x243_mcalcotada2_518x243_m2calcotada3_518x243_m

Anúncios