Em Amsterdam é possível fazer passeios de barco pelos canais, o que é uma delícia, principalmente num dia de sol. São muitos barcos, que funcionam até tarde da noite. Os barcos são aqueles grandes com teto e laterais de vidro, iguais aos que tem em Paris.

Porém, se você quer fugir do esquema pega-turistão, há uma alternativa: St. Nicolaas Boat Club. O projeto, criado em 1997 por Peter Moskos e Toine Rikken, tem como objetivo preservar os barcos históricos de Amsterdam. Nada de narrações sobre a cidade num alto-falante alto. Nada de 100 pessoas ao seu redor. São pequenos barcos, simples e tradicionais, com no máximo 10 pessoas a bordo. A proposta é curtir a cidade, trocar experiências, enquanto o barco segue seu rumo pelos canais. E você ainda pode levar cerveja ou um lanche para fazer um picnic comunitário.

Não é possível fazer reservas pela internet. Para reservar, vá até o bar Boom Chigago em Leidsenplein. Lá terá uma agenda onde você mesmo coloca seu nome, no horário e dia que pretende participar. O passeio não tem preço pré-definido, você contribui com o valor que quiser.

amsterdam1_518x243_mamsterdam2_347x518_g